Sobre os meus rituais de beleza

spa-door-hanger-mothers-day-craft-photo-420-ff0505moma19

Quando eu era pequena, lembro  de ver minha mãe em casa passando uma “gororoba verde” no rosto, ela passava aquilo e depois não podia falar comigo para não marcar. Nesses minutos, eu ficava esperando quietinha até ela tirar a máscara e poder conversar comigo novo. Desde a época que eu observava minha mãe de máscara verde e passando henna nos cabelos com uma daquelas toucas antigas que aqueciam, sou fascinada por todos os tipos de rituais de beleza.

O que fazia a minha mãe querer ficar com a cara toda verde e o cabelo todo marrom sem poder falar comigo por todos aqueles 20 minutos?

Minha experiência pessoal foi de que esses rituais são momentos de muito prazer e não necessariamente tem a ver com “ser mulher”, já que os homens também estão se permitindo alguns rituais de beleza. Claro que, ainda, de uma forma tímida, até porque as mulheres são estimuladas a se preocuparem com a estética de um jeito e os homens de outro. Mas a simples resposta de que mulher gosta desses rituais porque é coisa de mulher, não me satisfaz.

Na verdade, sempre amei esses rituais, pois descobri, um pouco com a experiência da minha mãe, que esses são momentos pra se passar quietinha, curtindo o presente e o próprio corpo. São aqueles 20 minutos de prazer e intimidade com a gente mesmo. Imagino que era esse intervalo de 20 minutos “de máscara verde” – na maternidade – que a minha mãe curtia, era um momento só dela e eu, sempre entendi isso: a mãe simplesmente não está mais aqui – daqui a pouco ela volta.

Hoje, adulta, sou uma pessoa que adora pequenos rituais de beleza. Vou no salão, faço massagem, em casa eu passo milhares de cremes, tomo banho com esfoliante, faço máscara de cabelo, máscara no rosto e tudo que eu tenho direito. Não é só vaidade, não é coisa de “mulherzinha”, são os meus momentos de não estou no mundo, estou só pra mim e ponto. Daqui a pouco eu volto. 😉

Aqui alguns dos meus rituais caseiros preferidos:

1- Para evitar pelos encravados: esfoliar diariamente regiões específicas com uma bucha natural e sabonete líquido de lavanda (esfolia super bem e deixa a pele super cheirosa). Faço essa esfoliação diariamente por recomendação da minha depiladora, pois a buchinha ajuda a prevenir os pelos encravados;

2- Para evitar estrias e ressecamento da pele: usar óleo no corpo durante o banho, principalmente no inverno, esse ritual também é herança da minha mãe que sempre usou óleo de amêndoas pra prevenir estrias, eu gosto de ter sempre essa opção dentro do box do banheiro e uso quando sinto que a pele tá pedindo e quando quero me fazer um mimo. No momento eu estou usando da linha Johnson’s Baby  que compro na Panvel, mas meu preferido é o da L’Occitane (de amêndoas);

3- Para limpeza profunda da pele (especial para pele oleosa): usar uma máscara de argila branca no rosto, por uns 20 minutos, pelo menos uma vez a cada 15 dias. A minha preferida é da Kiehls, mas, pra fazer esse post, descobri que a da minha mãe era uma bem clássica da St Ives.   Melhor coisa é passar a máscara em um momento do dia que dê para escolher uma revista, deitar e ficar quietinha esperando os efeitos. Depois, é só tirar com bastante água, passar um tônico e voilá, pele novinha.

4- Para relaxar antes de dormir: hidratar a pele com calma, massageando as áreas centrais do corpo como a barriga, os seios, as coxas e a bunda, fazendo movimentos circulares – quase uma drenagem linfática caseira – com o hidratante preferido. Gosto de hidratantes firmadores e o mais gostosinho do mundo pra isso são os da linha de Amêndoas da L’Occitane, pois hidrata mas desliza bem e facilita esses movimentos circulares. Para áreas como pés, mãos e cotovelos, prefiro produtos mais encorpados, antes de dormir estou usando um da Panvel de Castanha do Brasil para os pés.  

Esse post foi publicado em dica do blog, Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

