Guia do delineador em gel

IMG_3134

Na foto: delineador em gel Make B de O Boticário

Faz tempo que as mulheres usam o delineador para marcar e contornar os olhos – é só pensar nas maquiagens da Cleópatra. E por ser tão amado, eu resolvi fazer um guia especial para ele. Só que no meu guia, eu escolhi falar de um tipo específico de delineador: o delineador em gel.

Sobre a textura – Por que eu amo o produto em gel/creme?

O produto na textura em gel é o meu preferido, porque é fácil de passar. Ou pelo menos, porque eu me adapto melhor com essa textura. Eu noto que, ao contrário dos delineadores líquidos, na hora de passar ele desliza, mas não pinga, não escorre, não mancha. Ele é inclusive mais sutil na primeira passada, ou melhor, não fica aquele “pretão carimbado” que os delineadores líquidos fazem as vezes. Dá pra ir passando algumas camadinhas e adequando a quantidade, e dá pra esfumar também. Na hora de arrumar um borrado, também acho que a fórmula em gel é mais fácil de limpar para corrigir uma pontinha que não ficou exatamente igual a outra. Quando uso o delineador líquido, sempre borro mais e na hora de arrumar acabo tendo que tirar tudo, fico meio frustrada. Por último gosto do gel porque ele dura muito, sem perder a cor e sem sair do lugar.

Em resumo: o gel desliza e é bom de passar, não pinga, é mais fácil de corrigir e dura muito!

1- Por que usar delineador? Porque ele dá o contorno que deixa o olhar definido, como se fosse uma moldura.

2- Quando usar? Durante o dia e durante a noite. O delineador é muito versátil.

ZZZZZZZZ delineador angelina-jolie-eyeliner

3- Dá pra usar no dia-a-dia? Como? 

Pro dia, fica bonito usar um traço fininho rente aos cílios (de cima e/ou de baixo) pra complementar uma sombra neutra. Dá pra passar só rente aos cílios de baixo para aumentar o olho e definir o olhar (esfumando com pincel). Outra ideia é fazer um gatinho puxado, mas discreto.

4- Precisa de pincéis? Quais? Sim, tem que ter um pincel fininho para sombra. Pode ser com a ponta fina, reta ou chanfrado. O meu preferido é o pincel chanfrado (achatado e angular). Se vocês procurarem na MAC o número do pincel chanfrado de delineador é o número 266. Procurei no site da Sephora e tem pincel chanfrado da linha própria por 45 reais (dá pra comprar pelo site). 

5- Como faz o traço? Além de ter um bom pincel, o segredo do delineador é o treino. Não adianta, tem que fazer, errar, tentar de novo, arrumar com cotonete… até aprender a fazer certinho. Mas não é difícil. Uma dica, pra quem ainda não tem muito o jeito, é começar de fora para dentro, e não querer fazer tudo na primeira pincelada. Ir com paciência e delineando aos poucos é a melhor forma. 

6- Quais as melhores marcas? A marca mais famosa e ganhadora de prêmio no quesito delineador em gel é a da maquiadora americana Bobbi Brown. Mas eu sei que toda a marca que se preze tem ou está pra lançar um delineador em gel, no Brasil, ouvi falar muito bem do delineador em “pasta” (gel) da Contém 1g, que custa 43 reais, mas eu nunca usei. No site deles tem as informações, preços e cores. O azul está com 32% de desconto, me deu vontade!

Falando nisso, quem já usa o produto em gel e quiser recomendar alguma nos comentários, eu vou amar!

IMG_2667

7- Quais as marcas que eu uso e recomendo? 

Faz alguns anos que eu uso e amo o delineador em gel Fluidline da MAC. Mas, há uns meses, eu resolvi experimentar uma marca nacional e fiquei bem satisfeita com o delineador em gel Make B Crystal Collection de O Boticário. Gostei tanto que dei de presente de aniversário para uma amiga um igual ao meu.

8- Quanto custa o delineador em gel? O da MAC custa 66 reais no Brasil e 16 dólares no exterior. O delineador do Boticário custa 36 reais (o site está com desconto agora e o delineador está custando 29 reais)

9- Delineador colorido, dá pra usar? Eu pessoalmente nunca me arrisquei muito nos delineadores coloridos, porque gosto do contorno preto que “orna” os olhos. Mas de curiosa, acabei comprando um delineador roxinho (Fluidline na cor Macroviolet da MAC) e gosto bastante. Não uso tanto quanto o preto, porque ele não combina com tudo e não destaca tanto, mas fica legal misturando com sombras em tons violeta, roxas e até um cinza com fundo mais frio – nos lábios fica bonito um batom rosinha. Como é em gel, dá até pra usar como sombra (só tem que cuidar, pois é hiper pigmentado).

Quem gosta de cor, deve sim usar, porque a maquiagem é antes tudo, uma forma de livre expressão da personalidade. Acho super legal fazer uma brincadeira com olhos coloridos, inclusive, algumas marcas têm delineador dourado em gel que deve ficar incrível. Alguém tem, quero saber?

No próximo Guia do… quero falar sobre primer! To até atrás de contatos de uma farmacêutica para entender melhor como funciona o produto e os ativos que colocam nesse salva-vidas da maquiagem.  Quero que todo mundo fique craque no assunto. Aguardem! 🙂 

IMG_2435

A MAC tem várias outras opções coloridas pra quem quer se arriscar. A minha versão roxinha, por concorrer com o delineador preto, acaba ficando meio esquecida na minha caixa de maquiagens – quase nunca uso. Mas quando uso eu gosto bastante. Esses dias resolvi sair com o delineador roxinho, sombras nos mesmos tons e batom rosinha. 

IMG_2813

 

Esse post foi publicado em como usar, cosméticos, dica do blog, Guia Prático, pincel, preferidos, testei, Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Guia do delineador em gel

  1. mmmarimon disse:

    Tenho 3 tons do Bobbi Brown. Sou muito mega fã e recomendo até para desconhecidos. Ouvi boatos que o da Maybelline, que ainda não desembarcou aqui, é muito bom também.

Deixe um comentário

